Cartaz do Brain Fitness
Sessões de Estimulação Cognitiva
Fevereiro 14, 2023
5 benefícios que pode sentir quando faz atividades
Setembro 12, 2023
Cartaz do Brain Fitness
Sessões de Estimulação Cognitiva
Fevereiro 14, 2023
5 benefícios que pode sentir quando faz atividades
Setembro 12, 2023

Preparámos a horta para um novo ciclo!

O Outono está à porta e por isso, chegou também o momento de dar à nossa horta os cuidados que ela necessita e limpar o terreno para começar a planear a instalação de novas culturas.

 

Neste artigo vamos partilhar 4 passos essenciais que cumprimos na preparação da nossa horta para o Outono.

 

1. Fazer as últimas colheitas das culturas de Verão

No Outono a horta necessita de novos cuidados e por isso deve estar limpa de quaisquer restos de culturas anteriores. A grande parte das hortícolas que plantámos no Verão foram consumidas e as que restaram começaram a mostrar sinais de perda de frescura e qualidade.

Com a chegada dos dias mais curtos e mais húmidos, é a altura de colher as hortícolas que ainda restam na horta: tomates, batatas, beringelas, abóboras, meloas, pepinos, entre outros. No que diz respeito às culturas com raízes comestíveis, como as beterrabas e o alho francês podem ficar na terra por mais algum tempo.

 

2. Limpar e preparar o terreno para as novas culturas

Depois de termos feito o primeiro passo, hoje foi o momento certo de proceder à limpeza e preparação do solo para as novas culturas que pretendemos instalar.

Antes de procedermos à sementeira ou plantação, mobilizámos o solo recorrendo a uma enxada e uma forquilha. Desta forma, ao remexermos o solo preparámos melhor a fase que se segue.

Também eliminámos pedras, restos das culturas anteriores e ervas daninhas.

Na próxima visita à horta iremos espalhar uma camada do substrato, de forma a corrigir a fertilidade do solo, o que contribuí para repor os nutrientes absorvidos pelas plantas durante o ano. Este procedimento pode ser utilizado em qualquer altura, consoante as necessidades das plantas, ajudando a melhorar as características físicas, químicas e biológicas da sua horta, facilitando o bom desenvolvimento e produtividade das hortícolas. 

 

3 . Plantar e semear as culturas para o Inverno

Esta estação, que está prestes a começar, é uma altura ótima para fazer algumas “experiências” na nossa horta. Este ano vamos optar especialmente por plantar/semear culturas com o crescimento mais rápido como agriões e alhos, uma vez que são mais resistentes ao frio.

Vamos também planear, semear e plantar as culturas para o Inverno:

-Couve-flor
-Brócolos
-Espinafres
-Couves de Bruxelas
-Cebolas
-Cenouras (demoram muto)
-Nabos
-Alho francês
-Beterraba
-Acelgas
-Entre outros

 

4. Adaptar o cultivo às condições edafo-climáticas da horta

Sabemos como é tentador plantar/semear um pouco de tudo na nossa horta. No entanto, tendo em atenção que o mais importante é cultivar aquilo que está mais adaptado às condições climáticas da região onde vivemos. 

As condições edafo-climáticas são aquelas que se referem ao clima e ao solo de uma determinada região, e que influenciam o desenvolvimento dos seres vivos, especialmente das plantas e são importantes para determinar quais as culturas agrícolas mais adequadas para cada região, bem como para avaliar os impactos das alterações climáticas no meio ambiente.

Como vivemos perto do mar, vamos atrasar as sementeiras das culturas com raízes comestíveis como as beterrabas e rabanetes para que não sofram tanto com as condições climáticas características da região.

Para terminar, salientamos que também é importante respeitar as boas práticas de cultivo, como a rotação, consociação de culturas e a influência da Lua quando formos semear, para maximizar os resultados.

 

Todos estes pormenores fazem certamente a diferença.

 
 
 
Total Page Visits: 760 - Today Page Visits: 1