Preparámos a horta para um novo ciclo!
Setembro 12, 2023
Preparámos a horta para um novo ciclo!
Setembro 12, 2023

5 benefícios que pode sentir quando faz atividades

 
 

O Programa de Atividades contém excelentes ferramentas para desenvolver determinadas competências. Saiba mais sobre este tema.

Desde a prática de Yoga, à estimulação cognitiva, artes plásticas, biodanza, as atividades podem ser várias e muito diferentes.

O difícil mesmo é escolher. Contudo, é natural que todas as possibilidades estejam dependentes de uma série de fatores como a proximidade e a oferta de serviços na comunidade. Neste caso, são para todos, sem exceção.

No fundo, o importante é perceber que este tipo de atividades são de extrema importância e não devem ser postas de parte. Afinal, todas elas irão contribuir para um desenvolvimento pessoal saudável.

No entanto, é crucial que a escolha seja feita de forma consciente e responsável.

A verdade é que ao “abdicar” do seu tempo livre para investir nestas atividades, deve considerar a motivação como uma peça chave.

Frequentar o Programa de Atividades exige pontualidade, assiduidade e acima de tudo, compromisso.

Por isso é que antes de tomar uma decisão, se torna tão importante saber se há a possibilidade de experimentar algumas atividades em áreas distintas, para perceber quais são as ideais para si.

De um modo geral, necessitamos de momentos em que conseguimos relaxar e desenvolver outras capacidades e nada melhor do que sentir que existe um compromisso que nos estimula a progredir nos objetivos pessoais.

Estas atividades são frequentadas de forma totalmente livre e complementares ao currículo escolar e profissional.

Têm grandes benefícios tanto a nível físico como psicológico, cultural e social. De forma geral, contribuem para uma melhor saúde mental e física, para o domínio de novas competências e para o contacto com novas pessoas.

O envolvimento no Programa de Atividades da CAMPINTEGRA vai capacitar-me em que aspetos?

Como já referimos, ter alguma atividade é sem dúvida uma mais-valia – estas são as competências que, normalmente, potenciamos:

  • Resolução de problemas;
  • Capacidade de comunicação;
  • Liderança;
  • Organização;
  • Pensamento crítico;
  • Pensamento analítico;
  • Explorar talentos de forma
  • totalmente livre;
  • Estabelecer metas e objetivos;
  • Realizar várias tarefas ao mesmo tempo;
  • Saber trabalhar em equipa.

BENEFÍCIOS DA FREQUENCIA NO PROGRAMA DE ATIVIDADES

1.  Reforçam a autoestima e o sentimento de realização pessoal

As práticas podem ter grandes benefícios no que se refere à saúde mental. Não só ajudam a melhorar a capacidade de concentração como reforçam o sentimento de realização pessoal e funcionam como um alívio para o stress e a frustração.

Por outro lado, ajudam a relaxar e a controlar os níveis de energia, o que resulta no afastamento de comportamentos depressivos e derivados da ansiedade.

 2. Melhoram o comportamento

A participação em atividades é também vantajosa quando queremos desenvolver alguma disciplina e sentido de responsabilidade.

São excelentes para melhorar padrões de comportamento  indesejados e incutir a prossecução de metas e objetivos.

3. Incutem sentido de responsabilidade e organização

Embora de caracter informal, as atividades apresentam-se também como uma responsabilidade. Neste sentido, incentivam a cumprir os horários definidos e a honrar os compromissos, especialmente quando em causa estão dinâmicas de grupo. É uma contribuição para o desenvolvimento da organização pessoal.

4. Estimulam o rendimento pessoal

Regra geral, os programas são criados para ajudar os utentes a desenvolver capacidades que os ajudam nos seus objetivos e metas pessoais. É, por exemplo, o caso da organização, das capacidades de liderança, da motivação e da responsabilidade.

Por outro lado, o entusiasmo de verem determinada atividade como uma espécie de recompensa faz com que se dediquem mais ao processo de mudança e se esforcem mais nas tarefas. Não admira, portanto, que seja tão importante que gostem das atividades escolhidas.

5. Estimulam a socialização

Estas dinâmicas realizam-se em grupo. Deste modo, são extremamente importantes para desenvolver competências de socialização, uma vez que nestes contextos surgem novas amizades fora do contexto escolar, profissional ou familiar.

COMO ESCOLHER AS ATIVIDADES CERTAS?

Existem alguns aspetos que deve ter em consideração para escolher as atividades ideais para si.

Interesses pessoais

É crucial respeitar os seus interesses pessoais. Tem de se sentir bem e realizar algo que lhe dê prazer e vontade de querer mais.

Tempo livre

Bem, esta é uma questão que deve ser analisada consoante a sua disponibilidade. Normalmente as atividades da CAMPINTEGRA acontecem no período da manhã, entre as 10h e as 12h, de 2ª feira a sábado.

É importante lembrar também que, atividades a mais podem cansar e até sobrecarregar. Por isso, é crucial que continue sempre a existir algum tempo livre para outras coisas.

Experimentação

Se ainda não sabe muito bem que atividades gostava de frequentar, nada melhor do que experimentar.

Na CAMPINTEGRA é possível experimentar gratuitamente todas as atividades. Assim, esperamos por si e pelo seu apoio na divulgação da nossa oferta!

Total Page Visits: 8845 - Today Page Visits: 4