Raciocínio Logico
Exercícios que versam sobre a capacidade de estabelecer relações lógicas; inferir analogias, estabelecer generalizações, verificar a coerência de afirmações que se relacionam e depreender consequências. De notar que é neste domínio que se incluem as charadas e os enigmas.
Linguagem
Esta função cognitiva e trabalhada com exercícios ligados à componente gramatical, semântica, fonológica e pragmática próprias da linguagem. Desta forma, aqui poderá treinar: a consciência fonológica, a amplitude do vocabulário, a capacidade de nomeação e de compreensão, o domínio ortográfico, entre outros aspetos.
Memória
Os exercícios propostos para o treino da memória focam- se na memória a curto prazo. A memória a curto prazo é o tipo de memória que é temporária e de capacidade restrita. Relaciona-se com a capacidade de prestar atenção, reconhecer e registar informação, que é armazenada temporariamente. De notar gume este é o tipo de memória de que as pessoas mais se queixam. Isto acontece porque a memoria de longo prazo, que pode englobam um período abrangente de dias a anos, tende a manter-se estável ao longo da vida.
Raciocínio Numérico
Este raciocínio é trabalhado mediante exercícios que requerem capacidade de cálculo, isto e, a capacidade de compreender e utilizar símbolos matemáticos, ao invés de símbolos verbais e palavras. O que se pretende e que os cálculos sejam efetuados mentalmente, sendo permitido o uso de Folha e papel quando tal se revele necessário. O uso de calcula - dora só poderá justificar-se perante a incapacidade de resolver o exercício de outra forma.
Capacidade Visiospacial
Trata-se da capacidade percetiva para compreender visualmente as relações entre desenhos ou estruturas no espaço. Desta forma, os exercícios que vamos treinar nesta função cognitiva implicam a interpretação e comparação de desenhos, assim como a determinação de relações espaciais.
Atenção e Concentração
A atenção e a concentração são funções cognitivas estritamente relacionadas, sendo que a primeira é a capacidade de nos focarmos em determinado estímulo sensorial, ignorando os demais, e a segunda refere-se à capacidade de manter esse mesmo foco durante um determinado período de tempo. A capacidade de prestar atenção é o que possibilita as outras funções cognitivas e intelectuais. É nesta categoria que trazemos exercícios que exigem um elevado grau de concentração.
Criatividade
A criatividade é a forma de pensar que nos leva a encontrar soluções diferentes para um mesmo problema. Associa -se ao pensamento divergente e distingue-se do pensamento convergente, sendo que neste último há um esforço para encontrar a solução certa e reconhecida como tal. Assim como as outras funções cognitivas, também a criatividade pode e deve ser treinada. Os exercícios selecionados para o treino desta capacidade são de resposta livre, pois todas as respostas são possíveis, embora devam ser valorizados com os outros. Todos temos uma substancial capacidade criativa.