Corona Vírus (COVID-19) – Plano de Contingência

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Corona Vírus (COVID-19) – Plano de Contingência

Não é surpresa nenhuma que a crise de saúde pública que estamos a viver não só alterou as nossas rotinas como, também, alterou totalmente o funcionamento dos serviços a que estamos habituados e as Associações de apoio social não são excepção.

Em Março, ao surgir a necessidade de activar imperativamente, nas instalações onde promovemos as actividades da CAMPINTEGRA, o Plano de Contingência oficial, em conformidade com as orientações comunicadas pela Segurança Social, expressámos, duma forma optimista, um “até já”, e a equipa entrou em regime de tele-trabalho, pois não poderíamos, obviamente, ficar alheios ou indiferentes às tremendas consequências nefastas que uma interrupção abrupta e absoluta poderia originar.

E assim o programa de reabilitação continuou a funcionar, online, a um ritmo que nos deixa muito orgulhosos, quer pela capacidade da pronta resposta conseguida, quer, muito especialmente, pelos resultados e objectivos conseguidos em condições especiais, não presenciais.

Entretanto, porque a  situação assim o pede – e nós acreditamos que são as decisões mais acertada – o Estado de Emergência Nacional e as medidas preventivas vão ser prolongadas e reforçadas, apelando-se à responsabilidade cívica, para a contenção da pandemia e protecção de todos nós.

Contudo, pesem embora as restrições operacionais resultantes do confinamento social imposto, o dever do cumprimento da nossa Missão; apoiar,  motivou-nos, como empreendedores que também somos, a agir em conformidade, ou seja: i) ouvir a nossa comunidade para  perceber como a conjuntura tão extraordinária está a afectar as pessoas e ii) identificar os desafios e decidir enfrentá-los.

Sendo nós uma pequena organização. trabalhando em grande proximidade com pessoas em situação de vulnerabilidade, todos os dias percepcionamos o impacto devastador que o isolamento está a trazer, uma vez que muitos dependem de serviços na comunidade que se encontram encerrados.

Tal como muitos destes serviços, a CAMPINTEGRA, face à dinâmica imprevisível da situação actual, procura a todo o tempo reinventar-se para prestar serviços à distância, inovadores e adaptados às necessidades dos seus utentes, dedicando toda a experiência e conhecimento dos seus colaboradores para esse objectivo, materializado nos programas:

– Programa de Reabilitação Psicossocial à distancia

– Atendimento Clínico e Social à distancia

Como sabemos, por vezes, o desafio é perceber como estão, o que necessitam e como vos podemos apoiar melhor.

Por esse motivo, criámos mecanismos virtuais, multi-plataforma (compatíveis com PC, Tablet ou Smartphone) onde mapeamos canais e serviços da Associação, adaptados à nossa situação de isolamento e cada Técnico de Referência assume o compromisso de realizar, pelo menos, um contacto semanal directo com cada pessoa que acompanha, mantendo a articulação com as equipas clínicas e outros parceiros sociais relacionados com o processo individual.

– Website Institucional

– Intranet (permite o acesso aos conteúdos, aulas e a outros recursos)

– Grupo de Conversação Facebook (permite interacção e partilhas)

– Email

– Atendimento telefónico ou em Video-Conferencia via Skype, Messenger, Whatsup ou Zoom

Consideramos que a existência do contacto, neste período crítico, é imprescindível para a manutenção da saúde mental e condição para retomar o programa de reabilitação, após os períodos de confinamento ou quarentena.

Não sendo viável realizar o acompanhamento virtual/telefónico, conforme observado no Plano de Contingência, a quem não disponha de pelo menos de um desses meios de comunicação, a Equipa Técnica não poderá prestar o inerente apoio, suspendendo-se assim, lamentavelmente, a respectiva inscrição a quem se encontrar nessa situação, enquanto se mantiver essa indisponibilidade.

Quanto às comparticipações familiares, pese embora a escassez de recursos financeiros duma instituição sem fins lucrativos como a CAMPINTEGRA, a Direcção da Associação, admite partilhar eventuais dificuldades do cumprimento da mensalidade acordada (redução até 25% do seu valor), em situações de redução comprovada dos rendimentos mensais do agregado familiar.

Agradecemos a vossa compreensão e esforço de adaptação.
Estamos convosco e juntos ultrapassaremos as dificuldades.

Atenciosamente,

Pela Direcção, Nuno Rosado