Gestão de Conflitos


 

Formação Avançada

2 dias


OBJETIVOS

  • Compreender o potencial contido no conflito (criatividade, inovação e desenvolvimento)
  • Significar o conflito como construtivo e positivo
  • Observar e consciencializar os fatores determinantes numa situação conflitual e adotar comportamentos possibilitadores num resultado eficaz
  • Selecionar as ferramentas adequadas e técnicas que permitam lidar com uma situação conflitual concreta.

  • PROGRAMA

  • As situações de tensão e de conflito na organização
  • O que caracteriza uma situação conflitual?
  • O potencial criativo e inovador do conflito - uma abordagem construtiva e positiva
  • Identificar tipos, formas e expressões dos conflitos
  • Um modelo para a análise do conflito
  • Estádios de um processo conflitual
  • Os sistemas envolvidos: a comunicação, a autoridade, as representações, as motivações e os recursos
  • Conflitos interpessoais e intergrupais nas empresas - relações funcionais e hierárquicas
  • Desenvolver atitudes e comportamentos facilitadores
  • Modelo comportamental para lidar com o conflito
  • A negociação como processo de gestão de conflitos
  • Auto-conhecimento e mindfulness
  • Preparar a negociação e escolher a estratégia
  • Conduzir o processo negocial com flexibilidade: saber criticar construtivamente; saber transmitir opiniões divergentes; escutar ativamente para transformar interesses e objetivos divergentes em propostas integradoras e/ou complementares.
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